domingo, 18 de março de 2012






SERES ORGÂNICOS E INORGÂNICOS

Primeiro de tudo temos que saber o que é seres orgânicos. São os homens, os animais e as plantas, e eles têm em si uma fonte de atividade íntima que lhes da vida. Eles nascem, crescem se reproduzem por si mesmos e morrem. São providos de órgãos especiais para a realização dos diferentes atos da vida, apropriados às suas necessidades de conservação.
Inorgânicos são os minerais, a água, o ar, etc.
É a mesma força que une os elementos da matéria nos dois seres, ou seja, a lei da atração para tudo.
Quanto à diferença de um para o outro, a matéria será sempre a mesma, mas nos orgânicos está animalizada. Esta animalizada porque se une ao princípio vital.
O principio vital é um efeito e uma causa. A vida é um efeito produzido pela ação de um agente sobre a matéria. Esse agente sem a matéria não é vida, do mesmo modo que a matéria não pode viver sem esse agente. O principio vital da à vida a todos os seres que o absorvem e assimilam.
O Espírito e a matéria são dois elementos constituintes do universo, e o principio vital vem a ser o terceiro, porque é um dos elementos necessários a constituição do universo, mas ele tem a sua fonte na matéria universal modificada. È um elemento como para nós é o oxigênio e o hidrogênio que, entretanto não são elementos primitivos, embora tudo isso proceda de um mesmo princípio.
O principio vital tem a sua fonte no fluido universal, sendo o que chamamos de fluido magnético ou elétrico animalizado. Ele é o intermediário, e o elo entre o Espírito e a matéria.
O principio vital é o mesmo para todos os seres orgânicos, porém modificado conforme as espécies. Vem a ser aquele que lhes da movimento e atividade e os distingue da matéria inerte, uma vez que o movimento da matéria não é vida. A matéria recebe esse movimento e o dá.
A vitalidade não é um atributo permanente do agente vital, e sim apenas se desenvolve com o corpo. O agente sem a matéria não é vida, é preciso à união das duas coisas para produzir vida.
A vitalidade se encontra em estado latente quando o agente vital não esta unido ao corpo.
Como conclusão, podemos dizer que o conjunto de órgãos constitui uma espécie de mecanismo que recebe um estímulo de atividade íntima ou principio vital que existe neles. O principio vital é a força motriz dos corpos orgânicos. Ao mesmo tempo que o agente vital estimula os órgãos, a ação deles mantém e desenvolve a atividade do agente vital, quase do mesmo modo como o atrito produz calor.

BIBLIOGRAFIA: Internet. Livro dos Espíritos.
MENSAGEM ESCRITA E INTERPRETADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.
CENTRO PARANANENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS. GRUPO IRMÃO CACIQUE, TRABALHO ÀS QUINTAS FEIRAS, ÀS 14 HORAS.
Rua. Lamenha Lins, 1.925/1.927. Curitiba. PR

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.