sábado, 10 de março de 2012











OS ANJOS SEGUNDO O ESPIRITISMO
Para o Espiritismo, ele admite que existam seres dotados de todas as qualidades atribuídas aos anjos como certas pessoas lhes dão os nomes, e faz conhecer ao mesmo tempo a origem e natureza de tais seres.
As almas ou Espíritos são criados simples e ignorantes, sem consciência do bem e do mal, porém aptas para adquirir o que lhes falta.
 Adquirem através do trabalho, cujo final vem a ser a perfeição, sendo para todos o mesmo sistema.  Conseguem mais ou menos em virtude do livre arbítrio e na razão direta dos seus esforços, os mesmos degraus a franquear e mesmo trabalho a concluir. Deus não protege nenhum, visto serem todos seus filhos, não tendo predileções. Ele lhes diz: “És a lei que deve contribuir a vossa norma de conduta; ela pode levar-vos ao fim; tudo o que lhe for conforme é o bem; tudo que lhe for contrário é o mal. Tendes inteira liberdade de observar ou infringir a lei, e assim serão os árbitros da vossa própria sorte.” Com isso Deus não criou o mal, todas as Suas leis são para o bem, e foi o homem que criou esse mal se divorciando dessas leis, pois se ele as observasse jamais desviaria do bom caminho.
Entretanto a alma é inexperiente nas primeiras fases da existência, e daí serem falível. Não lhe da Deus esta experiência, mas dá-lhe meios de adquiri-la. Assim um passo em falso na senda do mal vem a ser um atraso para a alma, que sofrendo as conseqüências aprende a custa o que lhe importa evitar.
Desse modo pouco a pouco se desenvolve, aperfeiçoa e adianta na hierarquia Espiritual até o estado de puro Espírito. Puro Espírito são as almas dos homens chegados ao grau de perfeição que a criatura comporta, fruindo em sua plenitude a prometida felicidade.
Antes, porém de atingir o grau supremo, gozam de felicidade relativa ao seu adiantamento, felicidade que consiste não na ociosidade, mas nas funções que a Deus apraz confiar-lhes, e por cujo desempenho se sentem ditosos tendo ainda nele um meio de progresso.
A Humanidade não se limita à Terra somente, pois habita inúmeros mundos que nos espaços circulam; já habitou os desaparecidos, e habitará os que se formarem. Muito antes que a Terra existisse e por mais remota que a suponhamos, outros mundos havia, nos quais Espíritos encarnados percorreram as mesmas fases que ora percorrem ao de mais recente formação, atingindo seus fins antes mesmo que houvéramos saído das mãos do criador.
De todas, a eternidade tem havido puros Espíritos; mas como a sua existência humana se passou num infinito passado, eis que os supomos como se tivessem sido sempre puros de todos os tempos.
Realiza-se assim a grande lei de unidade da Criação; Deus nunca esteve inativo, e sempre teve puros Espíritos experimentados e esclarecidos, para transmissão de Suas ordens e direção do Universo, desde o governador dos mundos até os mais ínfimos detalhes. Tão pouco teve Deus necessidade de criar seres privilegiados, isento de obrigações; todos antigos e novos adquiriram suas posições na luta e por mérito próprio; todos enfim são filhos de suas obras.
E desse modo, completa-se com igualdade a soberana justiça do Criador.
Bibliografia: O livro O Céu e o Inferno.
Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado, membro do Grupo Espírita Irmão Cacique, pertencente ao Centro Paranaense de Estudos Espíritas. Trabalho às Quintas Feiras, às 14 horas.
Rua. Lamenha Lins, 1.925/1.927. Curitiba. PR

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.