quinta-feira, 22 de março de 2012


SOBRE A DEPRESSÃO

Podemos dizer que se trata de um dos problemas mais comum nos idosos, e mais freqüente de sofrimento emocional, e na queda na qualidade de vida nesta fase.
A depressão quase não é percebida pelas pessoas que convivem com os mais velhos, porque os sinais que ocorrem na terceira idade são muitos diferentes dos apresentados nos mais jovens. São vários sintomas que contribuem para a depressão, tais como: a diminuição do sono, perda de prazer nas atividades habituais, queixas e lembranças sobre o passado, preocupação com moléstia imaginária, tristeza habitual, melancolia, baixa auto-estima e queixa de perda de energia, em detrimento dos sintomas emocionais como tristeza e angustia.
A mudança de vida nos papéis sociais, como a aposentadoria, que freqüentemente diminuem a autoestima, do ritmo das atividades e do interesse pelo dia a dia, podem levar até mesmo a pessoa que nunca sofreu deste problema ao longo da vida a desenvolver a depressão na terceira idade. Outro detalhe também que vem a contribuir, vem a ser à perda de pessoas mais próximas como a morte deles, ou falta de estima por parte do cônjuge, filhos e amigos, e a percepção no declínio na capacidade física e mental, tal como a perda de memória, também podem precipitar um quadro depressivo, o qual ressaltamos que o problema é mais comum entre as mulheres e pessoas com doenças que existiram em tempo anterior. Às vezes também quando ficamos muito concentrados nos filhos, principalmente quando temos somente um, durante o casamento deles, tem pessoas que tem o sentimento de um vazio em suas vidas.
Apesar de comum nos idosos, a depressão não deve ser encarada como irremediável, devendo ser controlada e prevenida, como ter uma atividade social, onde uma rede de amigos e de familiares pode auxiliar, dando-lhe prazer e traga contato com outras pessoas, tudo isto contribui para uma saúde mental na terceira idade.
É importante também é manter uma atividade física e dieta equilibrada, ações que evitam ou minimizam o aparecimento de doenças.
Devemos lembrar que existe outro fator muito importante para prevenirmos, vem a ser fugir da solidão, evitar isolamento social e manter hábitos de vida saudáveis.
Eu particularmente assino em baixo, que todas as idades são boas, desde que saibamos curtir cada uma delas. É claro que muitas vezes temos visto pessoas idosas que são desprezadas pelos seus parentes, muitas vezes na ingratidão de seus filhos. Mas acho que devemos sim manter a nossa vida social com outras pessoas da nossa idade, tanto em uma igreja que possa nos dar estabilidade, amor e compreensão, e como bailes e outras atividades sociais. Devemos sim procurar os nossos semelhantes, não deixando que a auto estima tome conta de nós. Vamos sim procurar atividades físicas, hoje temos já algumas em praças públicas. E tem muitas academias que pode nos ajudar, o importante é não ficar parado. Eu particularmente procuro como se diz na gíria, malhar, escrever como estou fazendo, ler, canto músicas sertaneja procurando fazer com que a minha alma se desprenda e se encha de amor e poesia, e me dedico à religião espírita. Também acho que devemos sempre procurar um médico terreno que tanto estudou, mas aconselho também a procurar uma casa espírita, porque na doença quer sim ou não, baixamos a nossa sintonia, e dali nascem às doenças espirituais.
Devemos lembrar que devemos preencher as nossas horas, procurando sempre ser útil, e não deixando que os pensamentos negativos tomem conta de nós.
Vamos lá terceira idade, vamos fazer do nosso tempo o melhor. Veja que conforto, não precisamos mais trabalhar, correr atrás de ônibus, cumprir horas e outras atribuições.
As casas espíritas estão precisando a pratica da caridade, quem tem algum dom que nos ajude e preencha o seu tempo sim.
Bibliografia: Internet. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado, pertencente ao Grupo Espírita Irmão Cacique. Trabalho às Quintas Feiras, às 14 horas.
CENTRO PARANAENSE DE ESTUDO ESPÍRITA.
Rua. lamenha Lins, 1.925. Curitiba. PR

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.