sábado, 10 de março de 2012



COMO A DOUTRINA ESPÍRITA VE O DIA DOS FINADOS
Esta relacionada com a morte do corpo físico.
A Doutrina Espírita nos mostra que somos Espíritos eternos e imortais. Quando encarnados temos o corpo físico, o Espiritual (o Perispírito) e o Espírito. Quando desencarnamos, temos o corpo Espiritual e o Espírito.
À vontade, a inteligência, as emoções estão no Espírito. Sendo assim percebemos que a morte não existe, ninguém morre no sentido vulgar, pois, o Espírito é eterno e imortal.
A morte então é uma passagem do plano físico para o plano Espiritual, para um descortinar de uma nova existência, mais pulsante, mais bela. Para isso é preciso que desenvolvamos nossas qualidades morais, de acordo com os ensinamentos de Jesus.
Embora tenhamos um grande desenvolvimento intelectual, a morte ainda não é bem entendida para uma parte da humanidade, mesmo nós os Espíritas e os Espiritualistas.
Em que sentido falamos isso? No sentido do apego, embora já tenhamos alguns conhecimentos bem delineados em nossa mente, o coração não responde adequadamente a estes conceitos.
O resultado disso é que vemos uma enorme quantidade de Espíritos desencarnados com suas dificuldades no plano Espiritual, com relação às saudades de seus entes queridos, realidade que não é diferente para nós que estamos encarnados. Tudo isso por apego em demasia, onde entramos em desequilíbrio nos momentos de separação. Devemos sofrer de uma maneira resignada, acreditando antes de tudo em Deus e na sua misericórdia e vontade.
É preciso que tenhamos que modificar as nossas idéias acerca da vida, que não se resume a vida material, mas essencialmente a Espiritual. É preciso que tenhamos que desenvolver a nossa fé em Deus, é preciso termos esta fé, e termos absoluta certeza de que as nossas preocupações são normalmente infundadas, pois acima de nós estará sempre O Pai Maior.
Nossos filhos, nossos pais são empréstimos que Deus nos deu, para que possamos nos desenvolver cada vez os nossos instintos, transformando nossos sentimentos em amor que Jesus exemplificou para todos nós. O nosso desequilíbrio seja neste ou no plano Espiritual, acaba perturbando aqueles que dizemos amar.
O dia dos finados deve ser enxergado como mais um dia em que devemos elevar os nossos pensamentos a Deus, orando por aqueles que já partiram, sendo o balsamo, e o refrigério para aqueles que amamos e já partiram para a Pátria Espiritual. Alias a prece esta entre os maiores bens que podemos fazer em beneficio daqueles que já partiram mesmo para aqueles que estão no sofrimento ou perturbação. A prece sempre chegara como um balsamo ao coração de quem amamos, pela lembrança e carinho.
Para tanto não é necessário o nosso deslocamento no dia de finados até o cemitério, para transmitirmos os nossos sentimentos. Não aqui nenhuma condenação, pois cada um esta dentro do seu campo de entendimento, mas como Espírita podemos vibrar positivamente de onde estivermos.
Busquemos então desenvolver cada vez mais a nossa fé raciocinada, aquietando o nosso coração com a certeza que ninguém neste universo está desamparado, que Deus protege a cada um dos seus filhos, para que evitemos o engano de nossos sentimentos insubstituíveis.
Quando nos preocuparmos com um ente que já partiu apertar, lembremos antes de tudo que Deus olha por ele.
Temos visto que muitas vezes nas sessões de desobsessão, relatos pungentes, principalmente de mães, que ficam desesperadas por não poderem cuidar de seus filhos. Na verdade não percebem que quanto maior o desespero, menos a condição de ajudarmos e sermos ajudados.
Confiemos sempre em Deus, o Pai sabe o que faz, onde Suas Leis são perfeitas.
Estes são os apontamentos que temos acerca do dia de finados.
Que Deus abençoe a todos nós.
ORAÇÃO FINAL
Senhor Jesus! Nós te agradecemos Mestre Querido, por esta oportunidade de mais uma vez estarmos reunidos para mais um trabalho de amor ao próximo. Neste momento em que nos aproximamos de mais um dia em que o povo Brasileiro estará relembrando os seus mortos do corpo físico, permita que lembremos os nossos Sempre Vivos e os chamados de mortos do corpo físico, que além do véu da morte existe a vida Espiritual, que os amigos e companheiros que já partiram para o mundo Espiritual recebam o nosso abraço carinhoso de sempre.
Jesus abençoa-nos a todos.
Graças a Deus!
Bibliografia. Internet Momento Espírita. Estudo promovido pelo IRC-ESPIRITISMO. CENTRO ESPÍRITA LÉON DENIS. EXPOSITOR CARLOS ALBERTO, RIO DE JANEIRO, EM 30.10.2.002. DIRIGENTE DE ESTUDO, MARCIO ALVES.
Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado, membro do Grupo Espírita Irmão Cacique. Trabalho às Quintas Feiras, às 14 horas.
CENTRO PARANAENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS.
Rua. Lamenha Lins, 1.925/1.927. Curitiba. PR.

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.